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Networking: 11 dicas para colocar essa estratégia em prática

Veja o que você pode fazer para aumentar sua rede de contatos profissionais e ter mais visibilidade em seu mercado!

Muitas pessoas conhecem o termo networking, mas possuem uma visão muito simplista, reduzindo o processo de fazer conexões profissionais a números nas redes sociais, participação em eventos ou troca de cartões de visitas.
Mas, na verdade, o networking vai muito além disso. Trata-se de construir uma comunidade, na qual o diálogo e a troca de conhecimento é constante e produtiva para todos os participantes, e é exatamente isso que vamos abordar neste post!
Continue sua leitura e confira 11 dicas práticas para aumentar sua rede profissional.   

O que é networking e quais são suas vantagens?

networking é uma forma de desenvolver relações profissionais em diferentes ambientes e usar essas relações com alguma finalidade.
Independentemente do motivo ser fortalecer e estreitar negociações ou aproveitar oportunidades no mercado de trabalho, manter bons relacionamentos é essencial para qualquer profissional.
Quando temos consciência disso e pensamos em construir uma carreira, vemos que, com o networking bem feito, novas oportunidades podem surgir, além da troca de informações relevantes, experiências e conhecimentos.
É fácil perceber que o sucesso, muitas vezes, está diretamente ligado aos relacionamentos desenvolvidos ao longo do tempo. E não estamos falando apenas de sucesso profissional, já que é fundamental se relacionar bem com as pessoas em todos os âmbitos.
Outra vantagem de ter uma rede de contatos grande e manter um bom relacionamento profissional é a contribuição na qualidade e satisfação no trabalho. A troca de experiência ajuda a enxergarmos possíveis soluções para alguns problemas que, sozinhos, poderíamos não perceber.
Além disso, com um bom networking, é possível fortalecer sua imagem profissional, buscar parceiros com uma visão parecida com a sua e alcançar resultados mais expressivos.

11 dicas para fazer um bom networking

Você já deve ter percebido que conhecer pessoas de seu mercado é uma ótima estratégia para quem busca crescer profissionalmente.
Mas como construir uma rede de contatos que cumpra esse propósito?
Selecionamos 11 dicas para te ajudar a fazer um networking de qualidade.
Confira:

1. Entenda que qualidade é mais importante do que quantidade

A qualidade é o fator mais importante do networking. Por isso, estabeleça relações verdadeiras onde haja engajamento, ou seja, onde as pessoas saibam quem você é e interajam com o conteúdo que você compartilha.
Além disso, se você não tiver um networking de qualidade, sua percepção desse conceito volta para a visão simplista que citamos no começo deste post, de que networking nada mais é do que ter vários amigos em suas redes sociais e trocar cartões de visita.
Uma rede de contatos pensada dessa maneira é inútil e não funciona.
Então, pense nesses contatos profissionais como algo muito maior e mais importante que apenas quantidade, e foque em conhecer pessoas que podem ser realmente importantes para seu negócio, e estabeleça um relacionamento com elas.

2. Ofereça uma relação de troca e seja sempre útil para seus contatos

Um bom exemplo para representar esse tópico no mercado digital é enviar conteúdos relevantes para seus contatos. Você estará sendo útil para eles, por encaminhar informações que eles têm interesse ou precisam, e pode pedir em troca divulgação, feedback ou uma ação específica.
Se você puder ajudar alguém e não pedir nada em troca, essa pessoa com certeza se lembrará de você, principalmente se você oferecer uma solução para um problema que essa pessoa esteja enfrentando.
Também é possível propor projetos ou convidar seus contatos para eventos relevantes relacionados a área de atuação de ambos. Dessa forma, você também estará sendo útil e ainda manterá um bom relacionamento.

3. Mantenha contato constante e não apenas quando precisar de ajuda

Essa dica é muito importante para manter as relações o mais orgânicas possível.  
Mesmo que sua relação seja apenas profissional, é importante mostrar para as pessoas que você se importa com elas e que estará presente quando elas também precisarem. Uma rede de relacionamentos profissionais só gera valor se for uma via de mão dupla na qual os dois lados precisam se ajudar de alguma forma.
Lembre-se de ser útil e manter uma relação constante, e quando você precisar de algo em troca, certamente será ajudado.

4. Defina os pontos fortes e experiências profissionais que você deseja divulgar

Para se destacar profissionalmente é preciso divulgar seus pontos fortes e as experiências que sejam relevantes para seus contatos.Dessa forma, você selecionará os contatos certos, que estão interessados em suas principais características profissionais.
Essa dica é ainda mais importante para quem está procurando um emprego. Afinal, os recrutadores precisam saber como você se destaca em relação aos outros candidatos.

5. Saiba se autopromover, mas tenha cuidado para não ser arrogante

A autopromoção é essencial para qualquer profissional ou negócio interessado em crescer. E ninguém melhor do que você mesmo para fazer seu marketing pessoal.
Diferencie-se dos demais sendo autêntico e sincero.
Mas tome cuidado para não ser arrogante e compartilhar informações que não sejam relevantes para sua rede de contatos! Isso só te impede de fazer um bom networking e afasta possíveis contatos.

6. Seja ativo em redes como o LinkedIn

O LinkedIn é a maior rede profissional do mundo.
Se você souber utilizá-la bem e mostrar suas qualidades ali, será capaz de fazer um bom networking, se associando à negócios e pessoas com valores parecidos com os seus.
Além disso, nesse tipo de rede, você consegue manter contato direto com seu público e gerar mais engajamento, principalmente criando conteúdos de qualidade.
Portanto, seja ativo no LinkedIn e em outras redes sociais em que seu ciclo de contatos está presente, tomando o cuidado para compartilhar informações úteis, afinal, quem não é visto não é lembrado.

7. Desenvolva sua marca pessoal e sua autoridade criando conteúdos

Ter um blog ou canal no YouTube, por exemplo, é uma excelente forma de gerar autoridade e fortalecer sua marca online.
Com os textos, você ganha a confiança de seu público, e com os vídeos, você gera empatia.
Há ainda a possibilidade de disponibilizar conteúdo rico, gratuitamente, em troca apenas das informações de contato de seu lead.  

8. Tenha um parceiro de networking

Ter um parceiro que possa divulgar seus trabalhos e você divulgar os dele é uma prática muito vantajosa, capaz de aumentar sua rede de contatos e o alcance de seu conteúdo.
Se ambos se sentem envergonhados com a autopromoção, você fará isso por seu parceiro e vice-versa.
Mas cuidado para não indicar produtos ou serviços que você não utilizaria, apenas com a finalidade de estreitar relacionamentos, pois isso pode prejudicar seu relacionamento com seus seguidores.  

9. Nunca fale mal de seus concorrentes

Na verdade, você não deve falar mal de ninguém, pois isso pode prejudicar seu networking, e suas relações pessoais.
Além disso, a concorrência pode se tornar um parceiro de negócios, futuramente.
Portanto, jogue limpo e não fale mal dos outros. Foque seus esforços apenas em você e em seu próprio negócio.

10. Desenvolva técnicas para perder a timidez

A timidez é algo normal, principalmente em lugares com muitas pessoas que não conhecemos. Mas você pode tomar algumas atitudes para fazer um bom networking mesmo sendo tímido. Algumas delas são:
  • Peça que um intermediário te apresente a pessoas com as quais você quer estabelecer um contato. Isso alivia a pressão;
  • Faça contatos iniciais online;
  • Chegue mais cedo no local. É muito menos intimidante abordar alguém quando não há tanta gente por perto;
  • Pense com antecedência nas perguntas que você fará para cada pessoa que pretende conhecer;
  • Seja objetivo. Dessa forma, você não precisará perder tempo falando de assuntos irrelevantes.  

11. Interaja fora do ambiente de trabalho  

Um local descontraído também é um bom lugar para fazer networking. Então, aproveite esses momentos para convidar algumas pessoas para eventos fora do horário de trabalho. Assim, você consegue conhecê-las melhor.
Mas, além de convidar, esteja pronto para dizer sim quando for convidado. Estar presente nos lugares faz você ser lembrado e aumenta suas chances de construir relacionamentos genuínos.
Também é importante estar presente com frequência nos lugares que pessoas relacionadas a seu mercado estão. Assim, você não corre o risco de ser interpretado como alguém que só aparece quando precisa de alguma coisa.

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