Comments

Digital influencer: o que é e como iniciar.

Aprenda o que Whindersson Nunes, Thaynara OG e tantos outros fizeram para conquistar milhares de seguidores


Entao vamos ver o que e um digital influencer:

A figura do digital influencer ou, em bom português, influenciador digital, surgiu junto com a evolução de como as pessoas consomem informação e produtos.
O digital influencer nada mais é que um produtor de conteúdo que utiliza seus canais para influenciar comportamentos tanto na internet, como fora dela.
O termo está tão comum que é provável que, antes de começar a ler este post, você tenha visto algum perfil no Facebook, YouTube ou Instagram, no qual a pessoa se descreve como um influenciador digital.
E, a não ser que você não esteja nas redes sociais, já deve ter ouvido falar de nomes como Whindersson Nunes, Pc Siqueira, Camila Coutinho e Thaynara OG, certo?  
Mas, afinal, o que essas personalidades da web fizeram para atrair tantos seguidores?
Será que é possível, MESMO, usar a sua influência na internet para gerar renda e se tornar um empreendedor digital?

Digital influencer: o início do mercado

A figura do influenciador sempre existiu na internet em páginas como Fotolog, Flogão e Orkut, mas só adquiriu o status que tem hoje a partir do momento que as marcas começaram a usar as redes sociais como canais estratégicos de divulgação para seus produtos e serviços.
Inclusive, já é possível fazer faculdade de digital influencer.
Ainda se sabe muito pouco sobre o curso, mas o fato é que as faculdades já estão de olho nessa oportunidade de negócio.
Em 2010, PC Siqueira, um dos influenciadores pioneiros, fez o upload do seu primeiro vídeo na internet. Hoje, o canal dele tem mais de 245 milhões de views e aproximadamente 2,3 milhões de inscritos.

Mas você se surpreenderá ao saber que, apesar desses números, ele não é, nem de longe, o YouTuber mais conhecido do Brasil. 

Esse posto pertence a Whindersson Nunes, que tem mais de 22 milhões de inscritos em seu canal, e foi citado em 
várias listas como um dos YouTubers mais influentes do mundo.
Mas não é só no YouTube que os influencers estão.
O crescimento do Instagram, uma outra categoria de influenciadores digitais – focada em nichos como esportes, moda, beleza e comportamento – ganhou força. 

É o caso de Gabriela Pugliesi, que compartilha a sua rotina de alimentação e malhação diária com mais de 3,5 milhões de seguidores no Instagram.
Outro exemplo de influenciador que surgiu fora do YouTube é Thaynara OG, que começou a fazer sucesso na internet por causa dos seus vídeos de curta duração no Snapchat e, atualmente, tem mais de 2,5 milhões de seguidores em outras redes, como Instagram e Twitter.

Todos os exemplos citados acima chamaram a atenção de grandes marcas não só pela quantidade de seguidores que têm, mas porque falam para uma audiência segmentada, portanto, rendem um tipo de publicidade mais assertiva do que outdoors e comerciais de TV.  
De acordo com um estudo feito pela SocialChorus, campanhas com influenciadores podem ter um engajamento até 16 vezes maior do que a publicidade em outros meios de comunicação.  
Outra pesquisa feita pela Nielsen, empresa especializada no comportamento dos consumidores, mostrou que 90% dos clientes confiam na recomendação de outras pessoas para comprar um produto, enquanto apenas 33% se dizem influenciados por anúncios.
Por causa desse potencial para gerar negócios, os digital influencers ganharam autonomia para negociar valores e ganhar dinheiro, a partir do conteúdo que já produziam. 

Nada mal, considerando que eles faziam o que faziam, por hobby e agora começaram a ganhar dinheiro.

Postar um comentário

0 Comentários