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Como ganhar dinheiro como digital influencer

Existem várias formas de gerar renda com sua influência online, seja direta ou indiretamente. Conheça as mais comuns:  

Posts patrocinados

Os posts patrocinados funcionam da seguinte forma: uma empresa paga um valor e, em troca, você indica o produto ou serviço dela. 

O texto do post ou o roteiro do vídeo podem ser escritos pelo anunciante, mas recomendamos que você participe ativamente do processo para que ele soe o mais pessoal e genuíno possível.
O valor dos publiposts deve ser definido pelo influenciador digital, de acordo com sua audiência, ou seja, quanto mais seguidores você tiver, mais poderá cobrar.
Apesar dos posts patrocinados serem uma prática comum, é preciso ter cuidado para recomendar produtos, e escolher apenas aqueles que você conhece e confia. Também é interessante incluir hashtags para identificar esse tipo de conteúdo, como #publipost, #jabá, entre outras.

Participação em eventos

A participação em eventos é outra forma de ganhar dinheiro com suas redes sociais, apesar de ser menos comum.
No início, a maioria dos eventos que você participará será no modelo de permuta, mas a partir do momento que você se tornar reconhecido,sua presença se tornará um ativo para empresas e marcas, o que significa que você poderá cobrar por isso.

Palestras

Se você já é uma autoridade no seu nicho, também pode oferecer consultorias e palestras sobre o tema que domina. 

Esses eventos também são uma boa oportunidade para fazer conexões com outras pessoas do seu mercado e firmar parcerias de negócios com marcas.

Marketing de Afiliados

Outra modelo de negócio que pode render bons resultados para os influenciadores digitais é o Marketing de Afiliados, que consiste em anunciar produtos de terceiros no seu blog, canal ou redes sociais, em troca de comissões.
A diferença do Marketing de Afiliados para os posts patrocinados é que, no primeiro, a receita é recorrente, cada nova venda realizada por meio dos seus anúncios gera uma comissão, enquanto, no post patrocinado, você recebe um pagamento único.

>> Para entender mais sobre Marketing de Afiliados, clique aqui.

Anúncios

Muitos influenciadores se inscrevem no Google Adsense para veicular anúncios nas suas páginas.

Cada vez que um visitante entrar em seu canal no Youtube ou em seu blog e clicar nos anúncios do Google, você receberá uma pequena quantia. 

Essa é uma das formas mais simples de rentabilizar os acessos no seu site ou blog, mas para valer a pena, você precisará ter muito tráfego.
Uma dica importante: publicidades em excesso podem comprometer a experiência dos usuários, por isso, tenha cuidado para não colocar banners demais no seu blog e espantar seus seguidores.

Cursos online

No mercado digital, é comum ouvir que os influenciadores que não criam produtos próprios estão “deixando dinheiro na mesa”.
Pare para pensar: você já tem o conhecimento aprofundado sobre o assunto, uma audiência interessada e experiência em falar com pessoas. 

Por que não utilizar essas características para criar seu próprio curso online?
Outra pergunta importante: será que você ainda vai trabalhar como influenciador digital daqui uns anos? Afinal, estamos falando da internet, um “lugar” onde tudo está em constante mudança.
O curso online não só é uma alternativa para se manter relevante no mercado, como um modelo de negócio escalável, ou seja, você poderá vender o mesmo produto para sempre, sem gastar dinheiro a mais com a produção.
Conheça outras vantagens de vender cursos online:

Variedade de formatos

Ao criar seu curso online, você escolhe como deseja transmitir conhecimento para seu público. Seu produto pode ser um vídeo, um ebook, um audiobook ou até mesmo um serviço de assinatura.
A escolha do formato pode ou não estar alinhada com o trabalho que você já realiza como digital influencer, mas é ideal que não seja disruptiva demais, para não causar estranheza no público que já te acompanha.  

Praticidade

Ao contrário dos produtos físicos, a entrega do curso online é muito mais simples e, o melhor, imediata! No mesmo momento em que o pagamento é aprovado, o comprador tem acesso ao curso adquirido, o que significa menos gastos e, principalmente, menos burocracia no processo.  
Isso tudo é possível graças às plataformas de hospedagem de produtos digitais, como a Hotmart, que oferecem as ferramentas necessárias para você disponibilizar seu curso online.  Esse suporte técnico te deixa “livre” para focar seus esforços na criação e divulgação do produto.  

Baixo investimento

A produção de um curso online é exponencialmente mais barata do que a de materiais físicos, sem falar na facilidade de distribuição, já que os produtos digitais podem ser produzidos apenas uma vez e acessados por milhares de pessoas do mundo todo.

Como se tornar um digital influencer

Se você leu até aqui, certamente, está considerando a possibilidade de trabalhar como influenciador digital. 

Saiba que não é uma profissão tão simples quanto parece, você precisará criar um conteúdo relevante e conquistar a simpatia de muitas pessoas, até que as marcas comecem a te notar.

Ao contrário do que muitos imaginam, ser um influenciador digital não depende de sorte, mas de dedicação e sabedoria para explorar boas oportunidades.

Para isso:  

Seja você mesmo

Pode parecer clichê, mas esse é o principal passo para se tornar um digital influencer. 

Pense que você está transformando sua personalidade em uma marca, portanto, ela deve ser diferente de outras que já existem por aí.
Mesmo em nichos como beleza e maquiagem, é possível inovar e fazer tutoriais personalizados para sua audiência. 

E acredite, as pessoas engajam mais com conteúdos que elas percebem que são genuínos.

Escolha um nicho alinhado com suas habilidades

Com o aumento do número de influenciadores, escolher um nicho é a melhor forma de ser bem-sucedido nesse mercado. 

Pode parecer contra intuitivo, afinal, você está limitando sua audiência. Mas escolher um tema para se especializar ajuda a criar um conteúdo mais assertivo e personalizado.  
A escolha do nicho também possibilita que você seja abordado apenas por marcas que tenham interesse no seu trabalho.
O canal Hel Mother é um exemplo de um canal que foi criado para uma audiência específica: pessoas que desejam saber mais sobre os desafios da maternidade.  

Crie conteúdo de qualidade

Para ser um influenciador, não basta apenas tirar fotos bonitas. 

É claro que as imagens e vídeos bem produzidos chamam a atenção do público, mas se você não entregar algum valor nas suas postagens, com o tempo, as pessoas vão parar de te seguir.

Seja consistente nas suas postagens

Na internet, tudo muda o tempo todo. 

Por isso, você não pode contar que o mesmo conteúdo que postou hoje permanecerá relevante por muito tempo. 

É preciso criar algo novo, constantemente, para que as pessoas não se esqueçam de você.
A consistência nas postagens também é fundamental para atender as demandas da sua audiência no momento que ela manifesta problemas, e com isso, construir um relacionamento de confiança. 

Essa confiança será útil mais tarde, quando você for anunciar um produto ou serviço.

Entre em contato com marcas locais

Nem sempre as grandes empresas vão encontrar seu perfil. Por isso, você deve criar uma relação comercial com marcas locais para reforçar seu portfólio de serviços. 

Tire pelo menos trinta minutos do seu dia para entrar em contato com esses anunciantes e propor parcerias.
Muitas vezes, essas empresas vão querer saber mais sobre você.

Tenha sempre um mídia kit atualizado para enviar, incluindo os formatos de parceria e os valores que você cobra por post. Isso passará uma imagem mais profissional.  
E falando em profissionalismo, é importante que seu contato com essas marcas também seja adequado.

Verifique quais os meios de contato a marca visada disponibiliza. Se há um contato de e-mail, utilize esse meio e evite mandar inbox nos perfis das redes sociais.

Tenha paciência

Apesar de tudo acontecer mais rápido na internet do que no mundo offline, é preciso ter paciência para construir uma base sólida de conexões.
Os profissionais de mídia não são bobos, eles percebem quando um influenciador pode trazer retorno financeiro para a marca que eles representam. 

Portanto, não use recursos como compra de seguidores e troca de likes, esse tipo de prática é mal vista pelo mercado e pode te fazer perder vários contratos de trabalho.
Não se preocupe apenas em aumentar a quantidade de seguidores, mas foque em construir conexões com essas pessoas que, eventualmente, seu trabalho será notado.  

Como acelerar o crescimento da sua rede  

Tornar-se uma autoridade não acontece da noite para o dia, mas existem algumas ações que você pode fazer para acelerar o processo.

Faça collab com outros influenciadores

As collabs são uma ótima opção para atrair visibilidade para seu canal e encontrar seguidores que tenham interesse pelo assunto que você aborda e vice-versa.
Collab é quando dois ou mais digital influencers se juntam para fazer uma ação de colaboração juntos, seja em vídeo, fotos ou post, a fim de gerar mais exposição para cada um.
Procure Youtubers, Instagramers ou blogueiros que falem para o mesmo nicho que o seu, e proponha a criação de conteúdos em conjunto.  
Vocês podem gravar vídeos para os dois canais, fazer um editorial de fotos, explorar novos formatos, e testar a recepção da audiência de cada um.
O mágico Pyong Lee, que foi um dos palestrantes do FIRE 2017, falou que teve um crescimento de mais de 100% da audiência do seu canal, em um mês, usando essa estratégia.
Ao criar conteúdos colaborativos, combine com o outro influencer que cada um deve recomendar o canal do outro ou inserir cards no vídeo, para que o esforço dos dois gere resultados em números.

É interessante enfatizar que você pode se juntar a outros influenciadores que também estão começando. Não é preciso ter milhões de seguidores para fazer esse tipo de parceria.

Lembre-se, quando você está começando nesse negócio, o mínimo de exposição já é interessante.

Participe de Tags e desafios

As tags funcionam como uma espécie de jogo virtual, geralmente, de perguntas e respostas, como, por exemplo: “50 fatos sobre mim”, “Confissões de uma apaixonada por sapatos”, entre outras. Elas são criadas por um usuário específico, mas podem ser respondidos por qualquer um.
Por que é bom participar de tags?
Dessa forma, o seu vídeo pode aparecer na barra de relacionados de um grande influenciador. O vídeo tageado também é mais fácil de ser localizado por usuários que estiverem pesquisando o assunto na barra de buscas do YouTube.

Deixe seu call to action claro

Todo conteúdo é criado com uma finalidade: atrair visibilidade, reforçar autoridade, conquistar seguidores, vender um produto, e por aí vai. Mas, para isso, seus seguidores precisam saber qual é seu call to action.
Você já está familiarizado com o conceito? 

O call to action é a chamado para ação, que em poucas palavras, é o texto que resume o que você espera que sua audiência faça depois de ver seu vídeo ou ler seu texto.
Se seu intuito é aumentar a visibilidade do seu canal no YouTube, é preciso pedir para as pessoas se inscreverem, darem um like no vídeo ou ativarem as notificações no canto direito da tela.
Embora possa parecer chato, é esse tipo de engajamento que vai gerar renda para você.
Mas lembre-se de gerar valor antes de fazer esse pedido, e tome cuidado para não ser inconveniente com seu público. 

Dedique-se exclusivamente a essa atividade

No início, suas redes sociais podem ser um hobby, mas conforme elas começarem a gerar renda, você precisará dedicar-se 100% a essa atividade.
Não basta apenas produzir o conteúdo e postar nas redes, também fará parte das suas atribuições: responder comentários, fazer pesquisas de tendência, analisar o mercado, fechar parcerias com lojas e marcas, gravar vídeos, editar conteúdos, enfim, é muita coisa! E se você não levar essas atividades a sério, o resultado final será comprometido.
Comece a reparar nas postagens antigas de grandes influenciadores. 

Percebe que elas melhoraram muito com o tempo, seja pela qualidade das fotos ou pelo tipo de conteúdo abordado? 

Esse tipo de trabalho contínuo é o que vai assegurar sua longevidade como digital influencer.

Agências de influenciadores

Dependendo do tamanho da sua base, você precisará de ajuda para realizar seu trabalho.
Atualmente, existem empresas que se dedicam, exclusivamente, ao agenciamento de influenciadores digitais. 

O trabalho dessas agências consiste em intermediar o relacionamento entre marcas e influencers, cuidar de toda a parte burocrática envolvida nas parcerias de negócios e dar assessoria de imprensa.
Elas podem ser contratadas para uma demanda específica ou para cuidar de todos os compromissos profissionais do digital influencer. 

Independentemente do tempo de contrato, é papel desses profissionais assegurar que as relações comerciais estabelecidas entre marca e influenciador sejam benéficas para as duas partes e possam trazer retorno tanto financeiro como em visibilidade.
Contratar uma agência pode ser interessante para os influenciadores que já tenham mais de 100 mil seguidores nas redes, e demandas recorrentes para parcerias e participação em eventos. Até lá, seguir nossas dicas à risca já vai te ajudar muito!

Conclusão

A evolução do smartphone mudou radicalmente a forma como nos comunicamos e consumimos informação. 

Nos dias de hoje, as pessoas são mais impactadas por vídeos na internet do que pelo marketing tradicional, e cada vez mais marcas estão procurando influenciadores digitais para serem embaixadores dos seus produtos ou serviços.
Ao mesmo tempo que esse crescimento é bom, ele também significa mais concorrência. 

Por isso, é essencial pensar novas formas para atrair uma audiência qualificada para suas redes sociais, e que te permitam gerar renda com seu trabalho.   
O desafio aqui é encontrar o equilíbrio entre um tema que te agrada e que seja do interesse de várias pessoas, e transformá-lo em um conteúdo que gere impactos positivos na rede que você está construindo.  
Não existe receita de bolo, mas investir na qualidade do conteúdo e manter contato diário com seus seguidores são essenciais para todas as pessoas que desejam se tornar um digital influencer.
Esperamos que este conteúdo tenha tirado suas dúvidas sobre o assunto!
Você está pensando em começar a carreira de influenciador digital agora? Aprenda dicas de sucesso para vender no Instagram.

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